Paisagem
Rio de Janeiro e Niterói compartilham muitas coisas, a começar pela baía de Guanabara e sua paisagem estonteante, que desde o século XVI deslumbra viajantes e turistas.
A cidade do Rio de Janeiro surgiu em 1565, por iniciativa dos portugueses, e foi por eles batizada em 20 de janeiro como São Sebastião do Rio de Janeiro em homenagem ao santo padroeiro celebrado neste dia.
Já Niterói - palavra de origem tupi que significa “água escondida” - nasceu em território ocupado pelo cacique Araribóia, na margem oposta da baía, após a vitória da aliança estabelecida entre índios e portugueses contra os invasores franceses, em 1567.
E Guanabara, por sua vez, decorre da expressão tupi “guaná-pará”, que significa “seio-mar” e ressalta com precisão o formato geográfico da baía.
A Revolta da Armada (1891-1894) foi um movimento de setores da Marinha de Guerra contrários ao fim da Monarquia e ao governo republicano. O clima de tensão e conflito motivou a transferência das estruturas administrativa, judiciária e legislativa do antigo Estado do Rio de Janeiro, com capital em Niterói, para a cidade serrana de Petrópolis. Esta permaneceu como capital entre 1894 e 1903 por medida de segurança.
Pintura [REVOLTA DA ARMADA, RIO DE JANEIRO], A. A. Santos, 1893. Coleção Fadel / Foto Jaime Acioli.