Paisagem

Rio de Janeiro e Niterói compartilham muitas coisas, a começar pela baía de Guanabara e sua paisagem estonteante, que desde o século XVI deslumbra viajantes e turistas.

A cidade do Rio de Janeiro surgiu em 1565, por iniciativa dos portugueses, e foi por eles batizada em 20 de janeiro como São Sebastião do Rio de Janeiro em homenagem ao santo padroeiro celebrado neste dia.

Já Niterói - palavra de origem tupi que significa “água escondida” - nasceu em território ocupado pelo cacique Araribóia, na margem oposta da baía, após a vitória da aliança estabelecida entre índios e portugueses contra os invasores franceses, em 1567.

E Guanabara, por sua vez, decorre da expressão tupi “guaná-pará”, que significa “seio-mar” e ressalta com precisão o formato geográfico da baía.

A Revolta da Armada (1891-1894) foi um movimento de setores da Marinha de Guerra contrários ao fim da Monarquia e ao governo republicano. O clima de tensão e conflito motivou a transferência das estruturas administrativa, judiciária e legislativa do antigo Estado do Rio de Janeiro, com capital em Niterói, para a cidade serrana de Petrópolis. Esta permaneceu como capital entre 1894 e 1903 por medida de segurança.

Pintura [REVOLTA DA ARMADA, RIO DE JANEIRO], A. A. Santos, 1893. Coleção Fadel / Foto Jaime Acioli.
RIO DE JANEIRO VISTO DA ILHA DAS COBRAS. Gravura, Newton Limbird Smith Fielding, 1833.
Fundação Biblioteca Nacional.

Vista aérea do Museu de Arte Contemporânea de Niterói, obra de Oscar Niemeyer, inaugurada em 1996. Na foto, de 2015, vemos a Ilha da Boa Viagem atrás do MAC e o Morro do Pão de Açúcar ao fundo.

Pulsar Imagens / Foto Luca Atalla.